segunda-feira, 11 de julho de 2011

Crise na adolescência

  Todo crescimento, todo amadurecimento é precedido de uma crise. É uma lei verdadeira e peculiar, que age não apenas no aspecto biológico, mas também no psicológico, espiritual e social.
  Assim, pode-se afirmar que o homem progride por meio de sucessivas crises. O termo "crise" vem do grego crino, que quer dizer separar, distinguir, dividir. Portanto também pode exprimir e significar ponto de separação, de divisão, de mudança de direção.
  Segundo o dicionario Webster, a palavra crise é assim definida: "Crise é o ponto no tempo, no qual se decide se um negocio ou um curso de ação deve continuar, deve ser modificado ou então terminar. É uma modificação decisiva, um ponto de mudança de direção, um estado de coisas no qual é iminente uma mudança decisiva, num ou em outro sentido".
  O momento de separação de valores ou pessoas a que se esta preso é difícil e doloroso, mas é extremamente necessário para que você, adolescente, encontre sua própria individualidade, o seu Eu. É o momento de cortar o cordão umbilical e encontrar sua própria direção. Você fica desnorteado, pois nao aceita mais os valores pré estabelecidos, mas ainda nao teve tempo de construir os seus próprios e, portanto, sente-se perdido.
  A crise é, pois, a manifestação mais ou menos intensa de um conflito interno entre duas tendências: a do passado e a do futuro. É a apresentação de alguma coisa nova, de uma ocasião de progresso, de amadurecimento, que nao reconhecemos ou nao queremos constatar de imediato.
  Isso acontece porque existem no ser humano duas tendencias opostas: a da adaptação (aceitação) e a da evolução (avanço) todo o impulso para o amadurecimento e crescimento vem perturbar o ponto de equilíbrio e cria um conflito entre a força evolutiva e à estabilidade.
  Maturação interior é um "crescimento" subjetivo verdadeiro e próprio, ... Continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário